terça-feira, novembro 08, 2005


ESTUDO DIRIGIDO – PORTUGAL E ESPANHA (p. 248-256) - GABARITO

1) Quem eram os visigodos? Como eles foram derrotados? (4 escores)

- Povo germânico que depois de ser expulso da Gália pelos francos, ocupou parte da Península Ibérica fundando um poderoso reino com capital em Toledo (p. 250, 254, e, também, 203). Foram derrotados pelos mouros que, em 711, invadiram a Península Ibérica. Os cristãos – nem todos de origem visigótica – ou se submeteram ou se refugiaram no norte do território onde fundaram pequenos reinos (p. 250).

2) Quem eram os mouros? Explique qual a sua importância para a Península Ibérica? (5 escores)

- Nome genérico dado aos povos que invadiram a Península Ibérica, no século VIII, e que se compunha de sírios, árabes, mouros (da Mauritânia) e turcos; todos convertidos à Fé Islâmica. Os mouros construíram uma importante civilização (mourisca) na Península Ibérica, trazendo várias contribuições culturais, alimentares, lingüísticas e mantendo boas relações com judeus e cristãos em boa parte do tempo. (p. 250-251)

3) Explique como se deu a criação do Condado Portucalense. (4 escores)

- No século XI, D. Afonso VI, Rei de Leão pediu ajuda aos vários reinos cristãos na sua luta contra os mouros. D. Henrique de Borgonha, nobre francês que se destacou nas batalhas recebeu do Rei de Leão a mão de sua filha D. Teresa e o condado Portucalense. Este território deu origem, com o tempo e alguns confrontos com o Reino de Castela, ao Reino Português. (p. 251)

4) O que foi a Revolução de Avis e qual a sua importância para o fortalecimento da figura do Rei em Portugal? (4 escores)

- Com a morte do rei de Portugal sem que este deixasse herdeiros homens. Assim, vários segmentos da sociedade (burguesia, pequena nobreza, principalmente*), temendo que o reino fosse anexado por Castela, uniram-se em torno de D. João, Mestre D’Avis e filho bastardo do rei morto, e fizeram uma revolução em 1385. Foi derrubada a dinastia de Borgonha, reafirmada a independência de Portugal e reforçado o poder do rei, fazendo com que em Portugal nascesse o primeiro Estado Nacional da Europa. (p. 253)

5) O que foi a Reconquista? (3 escores)

- Processo de retomada pelos cristãos das terras que foram conquistadas pelos árabes na Península Ibérica no século VIII. O processo durou sete séculos (p. 254) e dela participaram guerreiros vindos de toda a Europa, já que a Reconquista tinha status de Cruzada (p. 251).

6) Por que os Reis Católicos foram tão importantes para a unificação espanhola? (3 escores)

- Os Reis Católicos, Isabel de Castela e Fernão de Aragão, deram os passos decisivos para a unificação espanhola. Mesmo que enquanto vivos os reinos fossem administrados separadamente, juntos lutaram para reconquistar o último estado muçulmano na Espanha (Granada – 1492) e fortaleceram a autoridade real por todo o território sob sua jurisdição (p. 254-255).

7) Por que a Espanha demorou tanto tempo para concluir a sua unificação? (3 escores)

- Além do processo de Reconquista, coexistiam dentro da Espanha conviviam diferentes estruturas administrativas (leis, moedas, sistema tributário e político diferenciado), várias línguas, e costumes diversos. Alguns reinos como Castela e Aragão eram mais poderosos, havia territórios nas mãos dos árabes, fora o caso de Navarra que esteve nas mãos dos franceses e o caso particular dos Bascos, que persiste como problema até os dias atuais. (p. 254-256)

* Como esta informação não consta no livro, nenhum aluno estará sendo cobrado por ela. Já na prova, estejam atentos. Este estudo dirigido é matéria da 8ªA.E.

** Qualquer aluno poderia fazer as questões se tivesse lido as páginas do livro referentes à Espanha e Portugal (p. 248-256). Se tivessem feito a leitura prévia, conforme avisados, o trabalho teria sido facilitado. Obviamente, que as aulas de Reinos Bárbaros, Árabes, Reino Franco e Cruzadas poderiam ter sido de grande ajuda, desde que tivessem prestado atenção às aulas.

segunda-feira, novembro 07, 2005

Para quem perdeu o roteiro


Leia atentamente as instruções abaixo, elas são fundamentais para que você desenvolva um bom trabalho.

1. Esta V.I. deverá ser feita em grupos de três (3) pessoas. Nenhuma exceção será aberta para duplas ou trabalhos individuais.

2. Você não precisa ter vindo assistir aos filmes do Cinema & História para fazer um bom trabalho. Outros filmes podem ajudar. Podem pedir sugestões, mas cuidado com coisas como o Rei Arthur (2004).

3. A proposta básica é que o grupo desenvolva uma história em quadrinho de, no mínimo, quatro (4) páginas e, no máximo, oito (8) páginas. Não vale cortar folha A4 no meio. Pode ser desenhada pelo grupo ou feita com recortes. A história precisa ser original. Nada de pegar da Turma da Mônica, as personagens precisam ser criadas pelo grupo, e devem ter um pano de fundo histórico, relacionado com a Idade Média.

4. O gênero da história é livre, podendo enfocar algum acontecimento histórico: uma guerra, revolta de servos, uma lenda, um caso de amor, etc.

5. Deve ser assinalada a época em que se passa a História e, se possível, o lugar. Ex.: Durante a Guerra dos Cem Anos, Na época da 3ª Cruzada, Quando Justiniano governava Bizâncio, etc.

6. Devem ser creditados os/as roteiristas e desenhistas com seu respectivo número e turma. Não é obrigatório que se faça uma capa especial e ela não será contabilizada no número de páginas.

7. Toda história deve ter título e ele deve vir na capa junto com o nome dos componentes.

8. Caso não haja um desenhista no grupo, a alternativa é que o grupo escreva um conto, seguindo as mesmos parâmetros da história em quadrinho. O conto não pode exceder oito (8) páginas, tendo, no mínimo, três (3) páginas.

9. Tudo deve ser feito em folha A4 ou ofício. O conto precisa ser digitado, com margens 2,5 cm, com texto justificado e letra arial 11 ou times new roman 12, espaço 1,5. As páginas do conto devem ser numeradas.

10. Os quadrinhos devem ter arte final. Nada de deixar a lápis. O trabalho pode ser finalizado com canetinha preta, nanquim ou qualquer material que o grupo desejar. Todas as páginas devem ter margem de 0,5 cm.

11. Qualquer dúvida deve ser tirada em sala de aula. Se ainda assim houver problemas, entre em contato comigo.

12. Data de Entrega: entre 31/10 e 04/11.
P.S.: É claro que algumas coisas foram flexibilizadas, como a própria data de entrega e exceções para algumas duplas e gente que está fazendo tudo sozinho ou sozinha mesmo. Mas estejam atentos às regras gerais, pois elas não mudaram.

Sobre os Trabalhos


Pessoal das turmas 703, 704, 705, 706 e 711, *ATENÇÃO*!

Não se esqueçam que vocês têm até terça-feira, dia 08, para entregar o trabalho, seja conto seja quadrinho. Ao que parece, muita gente perdeu o roteiro, mas isso não justifica erros bobos, porque o trabalho é em grupo e não é possível que *TODOS* os componentes tenham perdido. Para quem for fazer o quadrinho só um lembrete: Não é necessário pintar, somente cobrir com caneta nanquim ou canetinha preta. Quem está demorando porque acha que precisa pintar, favor ver o roteiro.

Então, entreguem o trabalho a professora ou professor que estiver aplicando a A.E. e peça que entreguem à Prof.ª Valéria ou à Tenente Cristina, caso não me encontrem. Lembro que quem não entregar ficará com 0 (*ZERO*) neste trabalho. Quanto ao Estudo Dirigido, estarei colocando o gabarito on line amanhã e entregarei corrigido no máximo até terça-feira.

Sem mais! Bom resto de fim de semana e boa prova!

Valéria Fernandes