p.23
56.(d)
57.(c)
58. Indo e Ganges.
59. Himalaia.
60. Agricultura, comércio e manufatura de tecidos.
59. Himalaia.
60. Agricultura, comércio e manufatura de tecidos.
p. 24
61.a. Exemplo: “(...) Mas lembro-me de algumas situações de vizinhos de castas mais altas que nos evitavam, que não entravam em nossa casa nem deixavam que fôssemos às casas deles, porque sabiam que éramos dalits.” Este fragmento mostra bem a prevalência do sistema de castas até os dias de hoje, ditando regras e relacionamentos sociais dentro da sociedade indiana. (Existem outros textos possíveis.)
61.b. Após a invasão das tribos arianas estes impuseram um sistema de divisão da sociedade a partir da sua origem familiar e profissional. Assim, todo indiano estaria ligado a sua casta desde o nascimento e sua inserção na sociedade dependeria da casta a qual pertence, não podendo mudar de casta nem tão pouco manter determinados laços com indivíduos fora do grupo ao qual pertence.
62. Vedas.
63. -----
64. Religião surgida na Índia, no século V a.C., e que ensina a igualdade de todos os seres, além da busca do equilíbrio e da iluminação. A princípio não tinha rituais elaborados mas acabou se transformando em uma religião com sacerdotes, sendo que algumas correntes veneram Buda como um deus.
p. 25
65. 2, 4, 1, 5, 3.
66. Azul e Amarelo.
67. c.
68. O Imperador com a ajuda dos altos funcionários, os Mandarins.
69. d.
70. d.
71. a.
p. 26
72. c.
73. O símbolo ao lado é o Yin Yang que representa o equilíbrio e harmonia entre os opostos. Tais princípios influenciaram profundamente as filosofias/religiões surgidas posteriormente na China, tais como o Taoísmo e o Confucionismo. O Confucionismo buscava o equilíbrio e harmonia pela adoção de princípios morais rígidos, disciplina, obediência às tradições e respeito aos mais velhos que culminassem com o bem estar da sociedade.
74. c.
75. A escrita unificada tornou-se fator de identidade entre as diversas etnias, possibilitando a comunicação dentro de um território tão vasto.
76. Confucionismo: disciplina, princípios morais, respeito a autoridade – questão da concurso público, princípios aplicados na melhor organização do Estado; Taoísmo: busca do caminho (TAO), o equilíbrio, pela observação e meditação; Budismo: pacifismo (embora algumas correntes não sejam tão pacíficas assim), disciplina e obediência aos superiores.
77. e.
p. 27
78. Proteger a fronteira norte contra as invasões, em especial a dos hunos.
79. A cultura chinesa é muito antiga e contribuiu com muitos elementos tanto para as culturas do oriente quanto para a civilização ocidental. Os exemplos históricos são a pólvora, a bússola, o macarrão, mas hoje podemos citar também a medicina, a filosofia, e algumas artes marciais.
80. Terra do Sol Nascente.
81. d.
82. a.
83. 6, 5, 2, 4, 1 e 3.
p. 28
84. e.
85. O Confucionismo e o Budismo foram introduzidos no Japão com uma série inovações trazidas da china. O Confucionismo foi utilizado como base para reformas no Estado japonês, assim como havia sido na China, já o Budismo visava reforçar o poder do imperador a partir da difusão de idéias de obediência e disciplina entre a população japonesa, em especial a nobreza dona de terras.
86. b.
87. Chineses, coreanos e vietnamitas.
88. c.
89. c.
p. 29
90. Japoneses, japoneses, japoneses, indianos, indianos, chineses, chineses, japoneses.
91. Índia, Amarelo, Indo, China, Japão, Ganges.
Nenhum comentário:
Postar um comentário