sexta-feira, março 31, 2006

BIBLIOGRAFIA: COMO FAZER?


Como muitos alunos e alunas disseram não ter conseguido acessar o arquivo no site webcindario, transferi a página BIBLIOGRAFIA: COMO FAZER? para outro provedor. Sei que este não tem como não funcionar, então, por favor, nada de desculpas da próxima vez. O site Historiativa no Webcindario está funcionando normalmente e fiz várias atualizações. Confirmem se está visível, é só deixar um recadinho no BLOG. Outra coisa, gostaria que vocês se inscrevessem na lista de discussão, basta clicar aqui e mandar o e-mail. O resto é por minha conta.

Estive olhando os trabalhos de História, alguns alunos e alunas fizeram cópia da internet ou não seguiram os procedimentos que tinham sido explicados várias vezes em sala e aqui no site, também. Como muitos não entregaram a folha com as instruções, acredito que nem se deram ao trabalho de ler, simplesmente perderam. Isso, claro, não vale para todos, mas não é aceitável que alunos e alunas de 7ª série do Colégio Militar apresentem trabalhos desta forma. Não penalizarei a ausência da folha de instruções, nem a bibliografia, mas o resto, sim. Cópia, aviso, é ZERO (0). Quem quiser enviar um trabalho de acordo com os padrões, pode fazê-lo até hoje, meia noite , meu e-mail está a disposição. É isso, ou assumir as conseqüências.

Não quero ler o que outras pessoas escreveram, quero ler o que meus alunos e alunas têm a dizer. O trabalho era uma reportagem exatamente para ouvir vocês.

GABARITO DO CADERNO DE ATIVIDADES 1


INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA

p.10

1.d.: Domesticar o fogo permitiu melhorar as condições de vida das primeiras comunidades humanas (cozer os alimentos, se proteger das feras, desenvolver a cerâmica e a metalurgia, melhorar ferramentas e armas.).

1.e.: Na África.

2. (d)

3. A fontes são as matérias-primas da História e permitem que possamos tentar reconstituir o passado. As fontes podem ser escritas (testamentos, cartas, tratados, etc.), orais (entrevistas, mitos, lendas, etc.) e materiais (ferramentas, monumentos, pinturas rupestres, etc.).

p.11

4. (b)

5. (c)

6. (d)

7. (b)

8. (b)

9. (b)

p.12

10. (d)

11. (c)

12. (b)

13. Foi a transição do nomadismo para o sedentarismo graças sobretudo ao desenvolvimento da agricultura.

14. Paleolítica (pequenos grupos, homem caçador coletor, nomadismo, domesticação do fogo, etc.), Neolítico (sedentarização, desenvolvimento da agricultura, desenvolvimento do pastoreio, invenção da roda, surgimentos dos primeiros Estados, etc.), Idade dos Metais (fundição de metais, desenvolvimento do comércio a partir dos excedentes agrícolas, formação dos primeiros impérios, desenvolvimento da escrita, etc.).





HISTÓRIA ANTIGA: AS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS DO ORIENTE





p. 14

15. (c)

16. (d)

17. (c)

18. (d)

19. A existência de grandes rios foi fundamental para a sedentarização, pois permitiu o desenvolvimento da agricultura.

p. 15

20. (c)

21. a.: “O faraó Tutancâmon (cujo nome significa a imagem viva do deus Amon) foi o mais jovem soberano egípcio de que se tem notícia.(...)”

p. 16

21.b.: Medicina.

(?) Para o desenvolvimento da agricultura a água é fundamental, por isso as margens férteis de rios como o Nilo, Tigre e Eufrates permitiram o desenvolvimento de civilizações que dependiam exatamente dos seus recursos hídricos.

22. Sem o rio Nilo o desenvolvimento do Egito seria impossível, pois era graças ao aproveitamento dos seus recursos hídricos que toda a civilização egípcia se desenvolveu.

23. (d)

24. (b)

25. Organização econômica e social baseada no domínio do Estado sobre a propriedade do solo com a servidão coletiva, isto é, trabalho compulsório dos camponeses nas obras públicas, e a existência de um poder central regulador e empreendedor que se apropriava de boa parte dos excedentes.

26. (b)

p. 17

27. (a)

28. (c)

29. “Olho por olho, dente por dente”/Toda a legislação se baseava no princípio da reciprocidade, tendo por base a condição social (livre/escravo), econômica (rico/pobre) e sexual (homem/mulher) dos indivíduos.

30. (b)

31. O desenvolvimento do Estado e do comércio.

32. (b)

33. Era dos Patriarcas, dos Juízes, dos Reis e da Dominação Estrangeira.

34. Após o Cisma (divisão do Reino Hebreu em Reino de Judá e Reino de Israel), os hebreus ficaram mais fracos e vulneráveis em relação aos estados vizinhos. Assim, as invasões e as dominações estrangeiras se sucederam durante séculos.

p. 18

35. (c)

36. Os hebreus eram monoteístas enquanto os demais povos da região eram politeístas.

37. O desenvolvimento de mecanismos que permitiam a maior estabilidade política e econômica como uma moeda única (dárico), a construção da Estrada Real e de um sistema de correios, a divisão do Império em unidades administrativas menores (satrápias) e a criação de um corpo de funcionários reais que fiscalizaria os governadores (sátrapas).

38. Os hebreus desenvolveram a idéia de monoteísmo influenciando o Cristianismo e o Islamismo; deixaram o Velho Testamento, um dos textos fundamentais para a construção da nossa sociedade cristã ocidental.

39. Era uma religião dualista (Deus do Bem e Deus do Mal), sem templos mas com um importante corpo de sacerdotes, que dava ao homem a liberdade e a responsabilidade aos homens de escolherem entre o bem e o mal (livre arbítrio).

40. (d)

41. A cidade-estado era uma unidade independente política e economicamente, tendo controle, geralmente, sobre uma área urbana e rural e não raramente sobre colônias (cidades-estado dependentes) por ela fundada. Fenícia e Suméria.

p. 19

42. (e)

43. (d)

44. (a)

45. 10, 8, 6, 9, 4, 12, 5, 2, 1, 3.

46. Poder centralizado e a não separação entre poder político e religioso.

47. A agricultura era a atividade econômica fundamental e a religião era politeísta.

p. 20

48. (c)

49. (d)

50. (e)

51. A vida dos povos antigos estava estreitamente ligada às suas crenças religiosas, sendo a Teocracia a forma de governo mais comum. Crença em vários deuses, a grande importância dada aos sacerdotes dentro da sociedade, a não separação entre poder político e religioso.

52. Ciências (matemática, medicina, astronomia, arquitetura) / Artes (pintura, escultura, música, poesia).

53. 5, 3, 1, 3, 1, 2, 2.

p. 21

54. a.: hieroglífica.

54.b.: cuneiforme.

54.c.: alfabeto.

55. 1, 1, 2, 3, 1, 1, 2.

Obs.: Os alunos têm liberdade na construção das suas respostas.

terça-feira, março 28, 2006

EXERCÍCIOS DE CASA, F.O.E. e OUTRAS COISAS


Pessoal, alguns esclarecimentos:

1. Os exercícios do Caderno de Atividades são somente para as minhas turmas (706, 707, 708, 709, 710). Sei que o Prof. Rosendo e a Prof.ª Débora já passaram para as suas turmas, então, quem não é meu aluno ou aluna não precisa se preocupar. OK?

2. Lembrem-se da reportagem que vocês devem entregar esta semana. Quarta, quinta e sexta estaremos recebendo. Vale uma V.I. e ninguém quer jogar a oportunidade fora, certo?

3. Sobre a F.O.E.: o texto 5 do Prof. Rosendo é o meu texto de Introdução à História. Tem no site dele, tem aqui no blog e tem no Historiativa, também. Espero que ninguém tenha problemas. ^_^

ÚLTIMA V.I.: ATENÇÃO


ATENÇÃO 1:

• A prova pode ser feita à caneta azul ou preta, ou ser digitada.
• O mínimo de linhas é 30 (trinta), o máximo, 60 (sessenta). Ficou um pouco menor? Um pouco maior? Tudo bem, não há problema.
• Não é necessária a apresentação de capa ou a inclusão de figuras, somente esta folha com nome e turma deve ser entregue junto com o trabalho.
• Lembre-se: o texto é seu. Cópias, caso identificadas, não serão aceitas.
• DATA DE ENTREGA: Quarta-feira (29/03), Quinta-feira (30/03) para as minhas turmas ou Sexta-feira (31/03) para as turmas do Prof. Rosendo e da Prof.ª Débora. Não esqueçam!!!!

PROPOSTA:

* Imagine-se como um(a) jornalista. Você acaba de presenciar um acontecimento muito importante do passado e irá fazer uma reportagem sobre isso.
* Você só vai fazer um (1) tema, pode ser algum dos que estão sugeridos ou um escolhido por você.
* Se você tivesse que narrar a o assassinato de Akenaton, ou sua proclamação de monoteísmo, como seria?
* Se você tivesse que comentar a construção de um novo e magnífico templo ou pirâmide, quais adjetivos utilizaria?
* Se você tivesse que defender as vantagens do alfabeto fenício sobre as escritas utilizadas até então, quais argumentos utilizaria?
* Se você estivesse presente no momento em que Hamurábi apresentou o seu código de leis, quais seriam seus comentários?
* Será que as conquistas dos assírios eram vistas pelos povos vencidos? E o que os vencedores tinham a dizer sobre isso?

ATENÇÃO 2:

• Há espaço para o uso da imaginação neste trabalho. A escolha de palavras, as opiniões a respeito dos fatos, o enfoque, é escolha sua. Entretanto tudo deve ser construído a partir dos fatos e acontecimentos históricos. É preciso pesquisar para não falar bobagem!
• Use sites da Internet e livros. Como o trabalho é pequeno, duas fontes de consulta são mais que suficientes. Um site e um livro, dois livros, dois sites, você escolhe.
• O Google (
http://www.google.com) ou o Cadê (http://www.cade.com.br) são como bibliotecas, o que deve entrar na bibliografia são os sites utilizados diretamente no trabalho. Para informações sobre como organizar a bibliografia, algo que será cobrado e implicará em perda de pontuação, consultar: http://historiativa.webcindario.com/BIBLIOGRAFI1.htm