À medida que o luteranismo se espalhava e ganhava adeptos, também aumentavam as discordâncias e multiplicavam-se as novas visões dentro dele. Calvino nasceu na França, em 1509, e teve toda a sua formação voltada para o sacerdócio, estudando Latim, Teologia e depois Direito, sempre dentro de princípios católicos rigorosos. Mesmo assim, converteu-se ao luteranismo por volta de 1530, renunciando aos benefícios eclesiásticos que já havia conseguido. Teve que fugir da França e em 1536 fixou-se em Genebra, publicando neste mesmo ano uma obra em que expõe os princípios de sua teologia, cuja característica principal é a idéia da predesti¬nação:
Chamamos de predestinação ao eterno decreto de Deus com que Sua Majestade determinou o que deseja fazer a cada um dos homens: porque Ele não cria a todos em uma mesma condição e estado; mas ordena a uns a vida eterna e a outros a perpétua condenação. Portanto, segundo o fim a que o homem é criado, dizemos que está predestinado ou à vida ou à morte [...]Afirmamos pois (como a Escritura evidentemente o mos¬tra) que Deus constituiu em seu eterno e imutável desejo aqueles que Ele quis que fossem salvos e aqueles que desejou fossem condenados.Este desejo está fundado sobre a gratuita misericórdia divina, sem ter nenhuma relação com a dignidade do homem; ao contrário, o portão da vida eterna está fechado a todos aqueles que Ele quis entregar à condenação, e isso se faz por seu secreto e incompreensível juízo, o qual é justo e irrepreensível. (Calvino, Instituição da religião cristã, 1536. Apud Miguel Artola, op. cit., p. 277-8.)
A idéia da predestinação está amparada no dogma cristão da onisciência divina — Deus tudo sabe e tudo vê. Sendo assim, Deus sabe, desde sempre, quem vai ser destinado à salvação e quem vai ser destinado à condenação (...)
O Calvinismo se ajustou bem aos interesses da burguesia nascente, pois justificava o lucro e a riqueza advindas do esforço e que estas seriam evidências da graça divina, defendia que o trabalho era uma missão do homem dada por Deus. Também, pregava que o fiel deveria se abster dos prazeres terrenos e da ostentação, o que conduziu oa capitais obtidos pelo trabalho a serem reinvestidos e não gastos em luxo. Genebra passou a ser conhecida como a "Roma do Protestantismo" acolhendo os perseguidos e oferecendo sólida formação aos novos pregadores. Nos mais diferentes países os calvinistas podiam ser encontrados, eram os huguenotes na França, os puritanos na Inglaterra, os presbiterianos na Escócia. As doutrinas calvinistas também influenciaram o Anglicanismo e outras denominações surgidas na segunda leva da Reforma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário