sábado, abril 18, 2009

Conhecendo Brasília no seu aniversário



No próximo dia 21 de abril, Brasília completa 49 anos. A grande festa será no ano que vem, mas sevocê visita a cidade ou mesmo mora aqui, existem lugares que vale a pena visitar. O Correio Braziliense fez uma lista deles. Eu não recomendo o Jardim Botânico, ir até lá foi uma das minhas experiências mais frustrantes. Recomendo o Pontão do Lago Sul, e sei que ela não está na lista porque destoa da arquitetura "muderna". Jardim Zoológico só para quem tem criança. A Igreja ao lado do Colégio Dom Bosco é muito bonita e merecia estar na lista, também. O Quartel General do Exército é uma das coisas mais deprimentes que já vi. Só mesmo para os apaixonados por Arquitetura Moderna. O Templo da LBV também merece uma olhadinha. Ele est´na foto acima, tem forma de pirâmide.

Conhecendo a cidade

Praça dos Três Poderes

Idealizada por Lucio Costa e projetada por Oscar Niemeyer, permite uma visão das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Na praça encontra-se a escultura Os Guerreiros, de Bruno Giorgi, considerado um símbolo de Brasília. Em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal, a escultura A Justiça é de autoria de Alfredo Ceschiatti. Há ainda a Pira da Pátria e o Marco Brasília. Localizada na Esplanada dos Ministérios.

É aberta e pode ser visitada a qualquer hora.

Espaço Lucio Costa

Reformado recentemente, o espaço mostra uma maquete de Brasília, com 179 metros quadrados. É uma construção subterrânea, localizada na Praça dos Três Poderes.

A visitação é diária, das 9h às 18h.

Congresso Nacional

Cartão-postal de Brasília, com concepção plástica arrojada, a sede do Poder Legislativo brasileiro é um conjunto de construções onde se destacam as duas cúpulas representando os plenários: a cúpula maior (convexa), do plenário da Câmara dos Deputados, e a cúpula pequena (côncava), que abriga o plenário do Senado Federal. Está localizado na Esplanada dos Ministérios.

Em ambas as Casas, as visitas são guiadas. Grupos com mais de 10 pessoas precisam agendar. Nos fins de semana e feriados, a partir das 9h até as 14h.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Os 16 pilares curvos de concreto aparente que se unem no topo da Catedral representariam a coroa de espinhos de Jesus. A igreja possui um expressivo acervo de obras de arte: no lado externo, as esculturas dos quatro evangelistas, de Alfredo Ceschiatti, as pinturas de Di Cavalcante, os vitrais de Marianne Peretti, e um painel em cerâmica de Athos Bulcão, no Batistério. Também fica na Esplanada dos Ministérios.

Aberta para visitação diariamente das 8h às 18h.

Teatro Nacional Cláudio Santoro

Projeto de Oscar Niemeyer tem a forma de pirâmide irregular. No foyer, podem ser vistas as esculturas O Contorcionista, de Alfredo Ceschiatti, e O Pássaro, de Marianne Peretti, além do projeto paisagístico de Burle Marx. Possui três salas de espetáculo: Villa Lobos, Martins Penna e Alberto Nepomuceno. Às margens do Eixo Monumental.

A visitação ocorre diariamente das 9h às 20h.

Conjunto Cultural da República

Inaugurado no dia 15 de dezembro de 2006, é uma obra do renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Está localizado entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Catedral, possui o Museu da República e a Biblioteca Nacional.

A visitação estará aberta durante todo o fim de semana, das 9h às 17h.

Torre de Televisão

Projeto de Lucio Costa, é o ponto mais alto de todo o Plano Piloto, com 224m de altura. Do mirante, localizado a 75m, tem-se uma visão completa do Eixo Monumental. No térreo, em volta da torre, acontece, nos fins de semana, a mais tradicional feira de artesanato de Brasília, conhecida como a “Feira da Torre”.

Visitação de terça a domingo, das 8h às 20h.

Palácio do Buriti

Projeto do arquiteto Nauro Jorge Esteves, é a sede do Governo do Distrito Federal. Em frente ao Palácio há uma cópia da famosa escultura da Loba Romana amamentando os irmãos Rômulo e Remo. A escultura, uma doação do governo da Itália, é símbolo da fundação de Roma, cidade-irmã de Brasília que aniversaria também no dia 21 de abril. Às margens do Eixo Monumental.

Visitação apenas da parte externa.

Memorial JK

Prédio-mausoléu projetado por Oscar Niemeyer para guardar os restos mortais de Juscelino Kubitschek. Possui uma biblioteca com 3 mil volumes que pertenceram ao ex-presidente. Em exposição permanente, objetos e fotos do fundador de Brasília. Localizado às margens do Eixo Monumental.

Aberto para visitas no fim de semana, das 9h às 17h45. No feriado de 21 de abril, estará fechado.

Quartel General do Exército

Projeto arquitetônico de Niemeyer e paisagístico de Burle Marx. É um conjunto de edifícios de linhas sóbrias, complementado por um palanque monumental, pela Praça dos Cristais e pelo Oratório do Soldado. Fica no Setor Militar Urbano.

Visitação somente na área externa.

Palácio da Alvorada

A residência oficial do presidente da República foi projetada em 1956. É um edifício retangular de dois pavimentos que tem como principal elemento as colunas de mármore branco que emolduram as fachadas longitudinais e tornaram símbolo da capital. Na Península Norte.

A visitação externa é diária e a interna só ocorre às quartas-feiras.

Catetinho

Foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek em Brasília. Construído em apenas 10 dias, é uma edificação bem simples, em madeira, com apenas dois andares. Hoje nele funciona um museu que guarda móveis e objetos pessoais de Juscelino, utilizados durante o período de construção da cidade. Fica no Km 0 da BR-040, na região do Gama.

A visitação é diária das 9h às 17h, inclusive no aniversário de Brasília.

Ponte JK

Eleita em 2003 como a ponte mais bonita do mundo pela Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos, a Ponte Juscelino Kubitschek — obra do arquiteto Alexandre Chan — é um exemplo de arrojo arquitetônico que faz jus ao espírito de mudança que foi o marco da construção de Brasília. Fica na parte sul do Lago Paranoá.

A visitação é livre.

Parque da Cidade Sarah Kubitschek

É a maior área de lazer de Brasília. Possui restaurantes, anfiteatro, kartódramo, parques infantis, ciclovia, bosques com churrasqueiras e centro hípico. Localizado na Asa Sul.

Visitação diária, das 5h às 24h.

Parque Nacional de Brasília

A Água Mineral é uma unidade de conservação ambiental federal com 30 mil hectares. Possui centro de visitantes, trilhas ecológicas e parques aquáticos, com duas piscinas de água mineral corrente. Fica no Setor de Armazenamento e Abastecimento Norte.

Visitação durante o fim de semana, das 8h às 16h.

Parque Olhos D'Água

Possui trilhas, parque infantil e equipamentos de ginástica. A vegetação é nativa do cerrado, possui exemplares de fauna e uma das atrações é a Lagoa do Sapo. Possui ainda estrutura para atividades de educação ambiental. Localizado no final da Asa Norte.

Visitação diária, das 6h às 20h.

Jardim Botânico

São 526 hectares abertos à visitação pública com trilhas que permitem ao visitante conhecer as várias espécies de cerrado. Vale a pena visitar o jardim de cheiros e o horto de plantas medicinais. Na região do Lago Sul.

Visitação de terça a domingo, das 9h às 17h.

Jardim Zoológico

Alguns dos animais mais exuberantes da fauna brasileira habitam o cerrado e podem ser vistos no Zoológico: as onças pintada e parda, o lobo-guará, a lontra, as ariranhas, entre outros. Às margens da Estrada Parque Guará.

Visitação de terça a domingo, das 9h às 17h.

Rainha da Paz

Um projeto de Oscar Niemeyer e tem o formato original de uma barraca de campanha. Durante visita feita a Brasília, em 1991, o papa João Paulo II abençoou a pedra fundamental da catedral que ficou pronta em 1994. Às margens do Eixo Monumental.

Visitação: todos os dias, das 7h às 20h.

Ermida Dom Bosco

Capela em forma de pirâmide, a Ermida foi construída às margens do Lago Paranoá em homenagem ao santo italiano São João Belchior Bosco, que previu, em 1883, o surgimento de uma nova civilização. É um ponto de rara beleza, com uma visão privilegiada de toda a cidade.

Visitação todos os dias, das 8h às 22h.

sexta-feira, abril 17, 2009

Federais terão quatro maneiras de usar novo Enem como vestibular, diz MEC


Como é uma discussão importante. Decidi postar a matéria que está na página do UOL.


Federais terão quatro maneiras de usar novo Enem como vestibular, diz MEC

Simone Harnik
Em São Paulo

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira (17) que as universidades federais terão quatro formas de utilizar o novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como vestibular.

O MEC (Ministério da Educação) pretende defender a implantação da nova prova como fase única de seleção para as universidades. "Mas qualquer forma de participação é melhor do que nenhuma", disse Haddad em entrevista coletiva em Brasília.

O comitê que discute e elabora as diretrizes do novo Enem definiu que as quatro formas de participação das universidades serão as seguintes:

1- usar o Enem como prova única para a seleção de ingresso;
2- substituir apenas a primeira fase do vestibular pelo Enem;
3- combinar a nota do Enem com a nota do vestibular tradicional. Nesta modalidade, a universidade fica livre para decidir um percentual do Enem que será utilizado na média definitiva;
4- usar o Enem como fase única apenas para as vagas não ociosas da universidade.

"Universidades que entendem que podem dar um passo mais ousado, darão. Por que vedar a participação por outra metodologia daquelas que não se sentem seguras para adotar o Enem como fase única? Seria autoritário e arbitrário da parte do MEC só aceitar participação na modalidade de fase única", disse Haddad.

Segundo o ministro, as instituições de ensino terão liberdade para escolher qual forma adotar e para sugerir outras aplicações do novo Enem no ingresso e na seleção de vestibulandos.

As universidades poderão, inclusive, utilizar mais de uma modalidade, dependendo do curso. Ou seja, será possível, por exemplo, adotar o novo Enem como fase única para cursos menos concorridos, e como primeira fase para graduações mais disputadas - que é o caso de medicina.

Haddad afirma que há reitores que temem que adotar o Enem no lugar do vestibular pode prejudicar a inclusão social. "O novo Enem é compatível com ações afirmativas", assegurou. Outros dirigentes de federais temem pelo rompimento da tradição do vestibular, acrescentou o ministro.

Haddad esteve reunido por mais de duas horas no comitê que organiza o novo Enem. Estiveram presentes reitores de federais, como Amaro Henrique Pessoa Lins, presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior).

O comitê definiu nessa sexta que o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) deverá participar da elaboração da nova prova - pois é responsável pela oferta do ensino médio no país. Sociedades científicas também serão convidadas a participar das discussões sobre o novo modelo de Enem.