quarta-feira, agosto 17, 2011

A Divina Comédia ganha duas edições em quadrinhos



O Correio Braziliense noticiou hoje que será lançada no Brasil uma edição bilíngüe da Divina Comédia de Dante Alighieri (1265-1321), com ilustrações e um trabalho de tradução e composição que levou 25 anos para ficar pronto. Além do livro, que narra a jornada do poeta pelo Inferno, Purgatório e Céu, teremos duas edições em quadrinhos chegando às nossas livrarias:
Na estante das graphic novels, a poesia de Alighieri chega em duas adaptações. O norte-americano Seymour Chwast interpreta a matriz sem medo de parecer infiel. Em A Divina comédia de Dante (Companhia das Letras), o herói é um detetive, com cachimbo e casacos escuros, em busca da verdade: ar retrô — lembrando a ficção americana dos anos 1940 e 1950 —, humor afiado, mas coerente com os detalhes descritos pelo intelectual italiano.

Criação conjunta de pai (Giuseppe Bagnariol), roteirista, e filho (Piero), quadrinista, A Divina comédia em quadrinhos (Peirópolis) tem uma postura menos pop e procura conservar e condensar características do original. A HQ é mais um título que leva para os quadrinhos criações literárias consagradas, como Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, e Os Lusíadas, de Luís de Camões.

Espero que essas edições valham a pena. Eu devo dar uma olhada e, quem sabe comprar as três. ^__^

Nenhum comentário: