quarta-feira, março 21, 2012

CINEPREVEST: A Vida è Bela


A Vida é Bela (La Vita è Bella, 1997) é o primeiro filme do CINEPREVEST do ano. Sucesso de público e crítica, ele foi muito elogiado por conseguir abordar um tema pesado – o Holocausto – com leveza, sensibilidade e (pasmem) humor. O filme foi indicado à vários prêmios e recebeu três oscar (filme estrangeiro, ator, trilha sonora); o grande prêmio do público no Festival de Cannes, o César (*“oscar” francês*) de filme estrangeiro; o Goya (*prêmio espanhol*) de filme europeu; o BAFTA (*prêmio inglês*) de melhor ator; o prêmio David di Donatello (*prêmio italiano*) de melhor ator, fotografia, melhor figurino, melhor diretor, melhor filme, melhor produção, melhor cenografia e melhor roteiro. Quer assistir? A sinopse do filme é a seguinte:
Na Itália dos anos 40, Guido (Roberto Benigni) é levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.
Onde? Quando? 29 de março, quinta-feira, 13h30, no mini-auditório. Após o filme, teremos debate com os professores de história. Só mais alguns detalhes: A Vida é Bela derrotou Central do Brasil, o nosso melhor concorrente ao Oscar de todos os tempos, e, por isso, muita gente na época tomou antipatia pelo filme. Acreditem, nada mais injusto, o filme é muito bom. E, infelizmente, eu (Prof.ª Valéria) não estarei presente. Da próxima vez, tenham certeza de contar comigo. O filme está disponível para compra na Livraria Cultura e no Submarino.

Gen Pés Descalços vira material didático no Japão



Segundo o ANN, o mangá Gen Pés Descalços (はだしのゲン – Hadashi no Gen), de Keiji Nakazawa, será usado como material didático nas escolas de Hiroshima por crianças a partir da terceira série do ensino fundamental. A imagem do post original – e eu estou usando por base o do ANN – mostra um livro didático com partes do mangá. A notícia explica que o objetivo do conselho de educação local é utilizar o mangá em todos os níveis educacionais até o ano escolar de 2013 dentro do programa de Educação para a Paz (Peace Education Program). Achei a iniciativa excelente. Gen é um retrato muito vivo da tragédia nuclear no Japão, além de ser extremamente crítico ao militarismo do governo japonês na época da II Guerra. É importante que as crianças e adolescentes possam ter contato com obras que tenham uma abordagem responsável de questões tão terríveis em um momento em que muitos cultuam a violência sem se importar com seus desdobramentos. Gen Pés Descalços está saindo em uma novíssima edição no Brasil pela editora Conrad e merece muito ser lido. Se quiser comprar: Livraria Cultura - Submarino.