Segue o gabarito de todas as versões da AP de Feudalismo. Caso exista alguma discrepância, por favor, fale com a professora para correção. Não é problema vir conversar sobre a correção, ou a nota. (*Olhando o gabarito do modelo 7, acredito que corrigi errado a primeira questão, confundi com outro modelo.*)
AP1
1. V – V – F – V – V
2. talha, banalidades, formarriage, mão-morta, capitação, albergagem, dízimo.
3. talha: entregar metade da produção da tenência ao senhor; banalidades: taxas pagas para usar o que era do senhor; formarriage: taxa paga para poder se casar; mão-morta: taxa paga para transferir o lote quando o chefe da família morria; albergagem: dever de oferecer hospitalidade ao senhor; dízimo: 10% pago para a igreja.
4. E – C – C – C – E
AP2
1. F – V – V – V – V
2. talha, banalidades, formarriage, mão-morta, capitação, albergagem, dízimo.
3. Havia várias possibilidades: 1. O Tratado de Verdun, que dividiu o Império Carolíngio, enfraqueceu o poder dos reis; as invasões vikings obrigaram os reis a delegarem mais poderes aos senhores por não terem condições de proteger todo o território, ou ainda, as invasões fizeram com que a população fosse ainda mais para o interior, acentuando o isolamento e necessidade de autossuficiência característica do feudalismo; o processo de ruralização iniciado ainda no Império Romano acentuou o poder dos senhores locais; a invenção do colonato que fixou o camponês à terra, limitando o seu poder de ir e vir etc.
4. E – C – C – E – E
AP3
1. V – F – F – F – V
2. talha, banalidades, formarriage, mão-morta, capitação, albergagem, dízimo.
3. Para a primeira parte, poderia ser citada: os homens da Igreja eram a maioria dos que sabiam ler e escrever e poderiam prestar auxílio aos novos reinos que estavam se estabelecendo; os bárbaros tinham fascinação pelo mundo romano e a Igreja era a única instituição que ainda restava dessa época e apresentou-se como guardiã dessa tradição clássica; a Igreja mediava conflitos entre a população cristã ortodoxa (*isto é, que não era herege*) e os bárbaros pagãos ou arianos que estavam chegando. Parte dois: ao convocar as cruzadas, a igreja jogou para fora do mundo cristão ocidental um excedente populacional que poderia causar distúrbios por não ter feudo, ou pela falta de perspectivas positivas para o futuro; a criação da Trégua de Deus que estabelecia períodos em que não se podia guerrear; a Paz de Deus que visava civilizar os cavaleiros que, doravante, teriam o dever cristão de proteger os mais fracos e, não, agredi-los. A Igreja também contava com o poder de pressão da excomunhão, que excluía da cristandade os que não se adequavam às regras tornando nulos os laços feudais, ou impedindo que o indivíduo pudesse gozar de contato com outros fiéis; a criação das ordens mendicantes que se dedicavam a cuidar dos pobres e/ou converter os hereges ajudando a aliviar a insatisfação das camadas populares.
4. E – C – C – E – E
AP4
1. F – V – V – F – F
2. Conselho, albergagem, presentes para o filho mais velho do suserano quando esse fosse armado cavaleiro e para a filha mais velha quando ela se casasse; auxílio militar; homenagem; resgate.
3. A Igreja diminuiu a violência do sistema feudal ao convocar as cruzadas, pois jogou para fora do mundo cristão ocidental um excedente populacional que poderia causar distúrbios por não ter feudo, ou pela falta de perspectivas positivas para o futuro; a criação da Trégua de Deus que estabelecia períodos em que não se podia guerrear; a Paz de Deus que visava civilizar os cavaleiros que, doravante, teriam o dever cristão de proteger os mais fracos e, não, agredi-los. A Igreja também contava com o poder de pressão da excomunhão, que excluía da cristandade os que não se adequavam às regras tornando nulos os laços feudais, ou impedindo que o indivíduo pudesse gozar de contato com outros fiéis; a criação das ordens mendicantes que se dedicavam a cuidar dos pobres e/ou converter os hereges ajudando a aliviar a insatisfação das camadas populares.
4. C – C – E – C – E
AP5
1. V – V – F – F – F
2. 2. Conselho, albergagem, presentes para o filho mais velho do suserano quando esse fosse armado cavaleiro e para a filha mais velha quando ela se casasse; auxílio militar; homenagem; resgate.
3. A Igreja diminuiu a violência do sistema feudal ao convocar as cruzadas, pois jogou para fora do mundo cristão ocidental um excedente populacional que poderia causar distúrbios por não ter feudo, ou pela falta de perspectivas positivas para o futuro; a criação da Trégua de Deus que estabelecia períodos em que não se podia guerrear; a Paz de Deus que visava civilizar os cavaleiros que, doravante, teriam o dever cristão de proteger os mais fracos e, não, agredi-los. A Igreja também contava com o poder de pressão da excomunhão, que excluía da cristandade os que não se adequavam às regras tornando nulos os laços feudais, ou impedindo que o indivíduo pudesse gozar de contato com outros fiéis; a criação das ordens mendicantes que se dedicavam a cuidar dos pobres e/ou converter os hereges ajudando a aliviar a insatisfação das camadas populares.
4. E – E – C – C – C
AP6
1. F – F – F – V – F
2. talha, banalidades, formarriage, mão-morta, capitação, albergagem, dízimo.
3. A Igreja diminuiu a violência do sistema feudal ao convocar as cruzadas, pois jogou para fora do mundo cristão ocidental um excedente populacional que poderia causar distúrbios por não ter feudo, ou pela falta de perspectivas positivas para o futuro; a criação da Trégua de Deus que estabelecia períodos em que não se podia guerrear; a Paz de Deus que visava civilizar os cavaleiros que, doravante, teriam o dever cristão de proteger os mais fracos e, não, agredi-los. A Igreja também contava com o poder de pressão da excomunhão, que excluía da cristandade os que não se adequavam às regras tornando nulos os laços feudais, ou impedindo que o indivíduo pudesse gozar de contato com outros fiéis; a criação das ordens mendicantes que se dedicavam a cuidar dos pobres e/ou converter os hereges ajudando a aliviar a insatisfação das camadas populares.
4. E – C – C – E – E
AP7
1. V – V – F – V – V
2. talha, banalidades, formarriage, mão-morta, capitação, albergagem, dízimo.
3. A partir do século XI, o crescimento demográfico possibilitou a liberação de população dos feudos, o êxodo urbano possibilitou a fundação de novas cidades estimuladas pelo crescimento do comércio favorecido pelo excedente de produção, pelas Cruzadas, pelas feiras etc. Na cidade, os diferentes grupos sociais se misturavam e havia a possibilidade de ascensão social, o que era praticamente impossível no campo, onde as pessoas nasciam em um determinado grupo e deveriam morrer nele.
4. C – E – E – E – E
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