quarta-feira, maio 22, 2019

2º Trimestre: Renascimento Comercial e Urbano


Ø O chamado Renascimento Comercial e Urbano se insere dentro do mesmo contexto das Cruzadas, isto é, ajuda a impulsionar esse movimento e é impulsionado por elas. Com o aumento da população, as novas técnicas de cultivo, aumento da produção, incorporação de novas terras, havia maior riqueza. Essa riqueza precisava circular, daí a intensificação do comércio. Ao mesmo tempo, com o aumento da população, as aglomerações urbanas puderam crescer. Havia um ditado da época que ilustra bem a questão “A cidade tem cheiro de liberdade”.

terça-feira, maio 21, 2019

Texto Complementar: As Universidades Medievais


Os séculos XI, XII, XIII e XIV foram de grande atividade intelectual na Europa Medieval, associado ao processo que chamamos de Renascimento Urbano e Comercial.  Dentro dos mosteiros e nas escolas das catedrais, houve o desenvolvimento do pensamento teológico e jurídico.  

No século XIII, as universidades, uma das grandes invenções da Idade Média, se tornaram importantes centros que atraíam jovens de toda a Europa.  Antes, quem desejasse estudar, precisava não somente do tempo e da oportunidade, mas dos meios para empreender viagens em busca de mestres dispersos em mosteiros, ou escolas catedralícias.   Com a universidade, os mestres estavam reunidos todos no mesmo lugar.  As três universidades mais antigas da Europa são Bolonha, Paris e Oxford.   

Aulas de Idade Média: Multimídia

Os slides servem de suporte para nossas aulas.  Como nem todas as turmas têm a TV funcionando adequadamente, o melhor é deixar o material disponível no site. É possível fazer o download, também.

2º Trimestre: As Cruzadas


I. Séculos XI a XIII:

§ Auge do feudalismo com a estabilização dos direitos dos grandes nobres, a diminuição dos conflitos, a valorização da cavalaria.

§ Essas mudanças foram possibilitadas sobretudo pelo fim das invasões; melhorias climáticas; desenvolvimento e/ou redescoberta de técnicas agrícolas; incorporação de novas terras (arroteamentos) dentro da própria Europa (desmatamentos, drenagem de pântanos, conquista de novas terras no leste); intensificação do comércio, agora não mais tão restrito às áreas do Mediterrâneo mas abarcando toda a Europa; crescimento da vida urbana.

domingo, maio 19, 2019

Texto Complementar: Como são 'feitos' os santos da Igreja Católica


Este é o título de uma matéria da BBC, publicada para marcar a canonização de Irmã Dulce (1914-1992), a segunda pessoa nascida em nosso país a ser reconhecida como santa pelo Vaticano.  Hoje, a Igreja Católica tem um processo exigente para que uma pessoa possa ser reconhecida como santa, ou santo, tornando-se digna de veneração entre os católicos.  A ideia do processo, das provas de santidade (*os milagres*), foi criada na Idade Média, período que estamos estudando.